Pesquisar
Imagem destacada para Ecodopplercardiograma Transtorácico

Ecodopplercardiograma Transtorácico

Também chamado de:

  • Ecocardiograma transtorácico
  • Ecocardiograma com Doppler
  • Ecocardiografia tridimensional
  • Ecocardiograma bidimensional
  • Ecocardiograma bidimensional com Doppler colorido
  • Ecocardiograma bidimensional com fluxo a cores
  • Ecografia do coração
  • Ecografia do coração com Doppler
  • Ultrassonografia do coração
  • ETT
  • Eco TT

O que é o ecodopplercardiograma transtorácico?

Também conhecido como ecocardiograma transtorácico bidimensional ou ecografia do coração com Doppler, o objetivo deste exame não-invasivo é ver os movimentos, a estrutura e fluxo sanguíneo do coração. 

O ecodopplercardiograma transtorácico geralmente é agendado quando o paciente se queixa de dor no peito ou por medidas preventivas. Também pode ser marcado quando já foi diagnosticada uma doença cardíaca e recomenda-se o acompanhamento periódico da atividade do coração do paciente. 

Assim, o médico especialista estará checando o funcionamento geral do coração usando as imagens realizadas durante o procedimento de ecocardiografia. 

Qual equipamento é usado para realizar o exame?

Este é um exame não-invasivo feito com uma máquina de ultrassom. Um aparelho de ultrassom usa ondas sonoras para criar imagens em uma tela. A parte do aparelho que cria e capta as ondas sonoras refletidas pelo coração se chama transdutor e se parece com um microfone. Então, à medida que o equipamento é usado, os dados captados pelo transdutor são apresentados como imagens em uma tela. Dessa forma, o ultrassom é utilizado pelo médico ecocardiografista para ver em detalhes a atividade do coração. 

Além de entender como seu coração funciona ao vivo, o especialista estará usando o aparelho de ultrassom para tirar imagens e gravar vídeos. Esses recursos serão utilizados para fazer um diagnóstico e manter um histórico caso o paciente necessite em uma consulta futura.

Como o ecodopplercardiograma transtorácico é realizado?

Para que não haja conflito na leitura do aparelho de ultrassom, o paciente precisa remover todas as jóias e roupas presentes na metade superior do corpo. Sendo assim, para as mulheres é disponibilizada uma camisola com abertura frontal. Já os homens ficam com o tórax descoberto. 

Em seguida, o paciente é posicionado em cima de uma maca em decúbito lateral esquerdo. Então, o ecocardiografista espalha um gel para facilitar o deslizamento do transdutor. O aparelho de ultrassom é utilizado externamente por todo o lado esquerdo do peitoral do paciente. Com a ajuda do gel, a movimentação do transdutor gera os dados ecográficos e o médico especialista pode visualizar o funcionamento do coração. 

Pensando em entregar o melhor diagnóstico, o ecocardiografista pode pressionar o transdutor no peito do paciente durante o exame. Essa prática é comum e usada para facilitar a visualização do coração. A pressão feita é indolor, como a de um aperto de mão. 

O ultrassom visa detectar complicações congênitas, válvulas cardíacas defeituosas e até o alargamento das paredes do coração. Estes problemas cardíacos surgem de doenças como hipertensão arterial, cardiopatia ou insuficiência cardíaca.  

Qual a duração do exame?

O ecocardiograma transtorácico é um exame não-invasivo, rápido e indolor. Geralmente leva de 20-30 minutos para ser realizado. 

VEJA OUTROS EXAMES

Imagem destaque da página Ecocardiograma Transesofágico Intraoperatório

Ecocardiograma Transesofágico Intraoperatório

Imagem destacada da página Ecocardiograma Transesofágico com Avaliação 3D

Ecocardiograma Transesofágico com Avaliação 3D

Imagem destaque da página Ecocardiograma Transesofágico

Ecocardiograma Transesofágico

Icone_Ecodopplercardiograma_Transtorácico_com_Strain-removebg-preview

Ecodopplercardiograma Transtorácico com Strain

Verifique os convênios aceitos

AGENDE SEU EXAME

Telefone

+55 (41) 3207-3225

WhatsApp

+55 (41) 9201-3067

Responsável Técnico:
Dr. Gustavo Gavazzoni Blume
CRM/PR 23.562
RQE Ecocardiografista 17.160

Atendimento para consultas agora no Hospital Marcelino Champagnat