Este exame é uma combinação de diferentes técnicas e testes cardíacos com objetivo de avaliar o funcionamento e a saúde geral do coração. O ecodopplercardiograma sob estresse farmacológico combina o doppler, o ecocardiograma e medicamentos para avaliar o desempenho do coração em momentos distintos.
A maior diferença deste exame para outros ecocardiogramas é a administração intravenosa de medicamentos como a dobutamina e o dipiridamol. Essas substâncias são usadas para acelerar o batimento cardíaco, o consumo de oxigênio ou o ritmo de contração do coração. Em outras palavras, é uma forma de simular um teste físico no órgão sem que o paciente faça esforço físico.
Por conta disto, este exame é geralmente agendado em indivíduos que têm dificuldade em realizar exercícios físicos, mas que há a necessidade de investigar o desempenho do coração. Principalmente quando há suspeita de doença arterial coronariana. Os remédios auxiliam nessa pesquisa e possibilitam ao ecografista ver como o órgão age em repouso vs. em atividade de esforço.
Assim como em outros ecocardiogramas, o ecodopplercardiograma sob estresse farmacológico é conduzido com eletrodos e um ultrassom para avaliar o funcionamento e desempenho do coração em diferentes momentos.
Muito similar a outros ecocardiogramas com doppler, o paciente precisa remover todas as roupas e jóias da cintura para cima. Assim, não há risco de ter interferência dos eletrodos e o ultrassom durante a leitura do coração. Diferente de outros ecocardiogramas, para este com estresse farmacológico, o indivíduo precisa estar em jejum de pelo menos 4 horas. Assim, evita-se náuseas e enjoos ao decorrer do exame.
Em seguida, o paciente é orientado a deitar de barriga para cima em uma maca. Depois de deitado, o ecocardiografista posiciona eletrodos em pontos estratégicos do tórax do paciente e espalha um gel à base d’água para auxiliar no deslizamento do transdutor por todo o lado esquerdo do peito. O médico especialista verá como o funcionamento e estrutura do coração está em repouso, antes de administrar os medicamentos estimulantes.
Na sequência, doses fracionadas e progressivas dos remédios são aplicados na veia do paciente a cada 3 minutos. Consequentemente, há um aumento progressivo da frequência e da força de contração do coração.
Por fim, é importante ressaltar que a pressão arterial, frequência cardíaca, oxigenação e todas as outras funções corporais do paciente são monitoradas constantemente e durante todo o exame.
Geralmente leva de 30-40 minutos para ser realizado.
Após a conclusão do exame, o paciente fica em repouso durante 30 minutos. Depois do período de repouso e após aguardar mais 60 minutos, o indivíduo pode retornar a sua rotina normal, sem restrições a dieta.
+55 (41) 3207-3225
+55 (41) 9201-3067
Responsável Técnico:
Dr. Gustavo Gavazzoni Blume
CRM/PR 23.562
RQE Ecocardiografista 17.160
Agendamento
Agende aqui seus exames e consultas