Este exame é uma combinação de dois testes cardíacos com objetivo de avaliar o funcionamento e a saúde geral do coração.
Diferentemente do ecodopplercardiograma sob estresse farmacológico, neste exame não há a administração intravenosa de medicamentos para simular o esforço físico no coração. Para testar o órgão cardíaco, o paciente precisa correr em uma esteira. Sendo assim, os exercícios realizados possibilitam ao ecocardiografista ver como o coração age em repouso vs. em atividade de esforço.
Por conta disto, o ecodopplercardiograma com estresse físico é geralmente agendado com indivíduos que não têm dificuldade de exercitarem-se em uma esteira. Indicado para avaliação de isquemia miocárdica e dor torácica.
O ecodopplercardiograma com estresse físico é realizado com a ajuda de eletrodos, um ultrassom e uma esteira para examinar a performance do coração em diferentes momentos.
O primeiro passo é realizar o ecocardiograma convencional enquanto o paciente está em repouso. O ecocardiografista colocará no peito do indivíduo eletrodos para medir o batimento cardíaco e usar o transdutor do ultrassom para ver o coração.
Em seguida, o paciente é orientado a executar um exercício físico, como caminhar na esteira. O indivíduo deve progressivamente aumentar a velocidade até que atinja seu máximo.
Na sequência, o ecoardiografista realiza outro ecodopplercardiograma torácico para ver o desempenho do coração. Dessa maneira é possível observar a diferença na contração do órgão cardíaco em dois momentos distintos.
Cada paciente é único e isso será levado em consideração na realização do exame. Ou seja, haverá casos em que o ecodopplercardiograma com estresse físico em esteira leve mais ou menos tempo que o previsto pelo atendimento. Porém, a média de duração do exame é entre 45 minutos a 1 hora.
+55 (41) 3207-3225
+55 (41) 9201-3067
Responsável Técnico:
Dr. Gustavo Gavazzoni Blume
CRM/PR 23.562
RQE Ecocardiografista 17.160
Agendamento
Agende aqui seus exames e consultas